Resenha O diário de Anne Frank

O Diário  de Anne Frank conta a história de uma menina judia que foi morta pelos nazistas na Alemanha, durante o período da Segunda Guerra mundial, a pior época para ser um judeu, pois Hitler, o homem (na minha opinião, ele era doido) que perseguiu os judeus e os matou. A história se passa em Amsterdã, na Holanda dentro de um porão de uma casa, conta basicamente os depoimentos da pequena Anne (13 anos), dento do anexo secreto e como estava a situação na época. Uma linda história que emocionará todos vocês como emocionou, e ainda emociona, milhões de pessoas em todo o mundo!
Uma história de leitura longa e prazerosa, toca os nossos corações e me emocionou. Fiquei impressionada em como ela se parece com as meninas de hoje em dia, tendo as mesmas dúvidas e os mesmos problemas que muitas e muitos temos hoje e como ela lida com tudo isso. A amizade dela com o Peter van Daan, que morava no anexo com ela, e como ela se sentia é muito interessante. É totalmente incrível como é diferente dos livros de hoje em dia, pois esse livro é real e a maioria dos livros de hoje são ficcionais.
Gente, tudo o que vocês leram é real, foi escrito pela própria Anne Frank, era o diário de verdade dela. O diário é algo que deveria ser secreto, só para si, mas Anne parece que queria deixar registrado a vida do judeus naquela época, como se fosse um lembrete para a humanidade nunca esquecer esse período e que as atrocidades que foram cometidas com os judeus e com qualquer outra pessoa, não se repitam nunca mais.
Anne era somente uma garota, com seu diário, mas tinha que lidar com as constantes ameaças de morte que assombravam todos os judeus. Imagine você, com somente 13 anos, vivendo em um porão, você e seus familiares, lutando pela vida e tentando sempre estar no escuro, resistindo à fome, ao frio, ao medo... E saber que todos os seus esforços foram em vão. Consigo até imaginar a pequena Anne escrevendo esse livro, botando para fora todos os seus sentimentos, medos... Parece totalmente irreal que um diário tenha se tornado um livro que impressionou milhares de pessoas.  
O livro, na minha opinião, é mais legal para ser lido por meninas de 10 anos em diante, mas todos podem ler e se emocionar com essa obra do século XX (20). As garotas com cerca de 13 anos ( a mesma idade que Anne tinha quando foi morta pelos nazistas) com certeza irão se impressionar, pois elas irão notar que a Anne não era muito diferente delas e certamente vão achar, como eu achei, a Segunda Guerra mundial absurda, pois tantos judeus perderam a vida! De qualquer jeito, O diário de Anne Frank é uma ótima leitura, escrita por uma garota como qualquer uma, mas por causa de sua religião, sofreu mais do que deveria. Esse livro será publicado no blog, então, fiquem ligados!
                          
                             

2 comentários:

  1. Eu já li esse livro mas a capa é diferente. A história é a mesma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim! Mas como esse livro ficou muito conhecido, fizeram várias edições diferentes, com capas diferentes. Na minha casa eu tenho uma edição especial de uma editora, mas a história é a mesma, só foi traduzida para o português, mas continua sendo o mesmo texto que a Anne Frank escreveu.

      Excluir